domingo, 30 de novembro de 2008

Câmbio final. Desligo.

O blog de emergência do DIARINHO foi desativado hoje. Queremos agradecer a todos que ajudaram a fazê-lo e principalmente a todos que o utilizaram como fonte de informação. A vida do jornal e de seus jornalistas está voltando ao ritmo normal e a emergência cessou. Precisamos concentrar-nos em fazer o jornal e prestar os serviços com os quais nossos leitores se habituaram a contar, ao longo de 30 anos.

Àqueles que gostaram dessa fugaz experiência de jornalismo online, devemos dizer que, com certeza, o sucesso do blog vai influenciar a forma como o DIARINHO utilizará a internet a partir de agora.

A título de manter um registro, uma memória da experiência, preparamos um breve relato do que aconteceu, desde o primeiro minuto.

E O DIARINHO FEZ UM BLOG!


Na manhã da segunda-feira passada (dia 24/11), quando boa parte dos exemplares do DIARINHO ficaram retidos nas estradas intransitáveis e as casas de muitos dos colegas estavam sendo invadidas pelas águas que, depois de causar destruição e morte vale acima, estavam chegando ao estuário do Itajaí-Açu, ficamos diante de um dilema.

Mais que nunca era preciso informar. E como em poucas ocasiões anteriores, isso parecia tão difícil, quase impossível. A sede do jornal, sem luz e sem internet, estava ameaçada de também ser invadida pela água. O pessoal não tinha mais como se movimentar na cidade. Dois repórteres, que tinham ido cobrir os Jogos Abertos, estavam ilhados em Timbó.

Aí, os poucos que tinham internet e luz em casa trocaram idéias pelo MSN e em pouco tempo se decidiu utilizar a saída mais rápida fácil e barata disponível: um blog. O DIARINHO nunca foi de fugir da briga e não seria desta vez que ficaria quieto, num canto, com água pelo pescoço.

Este nosso DIARINHO na Chuva foi criado, então, justamente como uma escotilha de emergência. Uma alternativa para manter contato com os leitores (pelo menos com aqueles que ainda estavam conectados). Havia, além das demais dificuldades naturais da situação em que a cidade e todos nós nos encontrávamos, o fato de nunca termos experimentado fazer jornalismo online. Ou de tempo real, como também é chamado. O que existe do DIARINHO na internet é um site estático, onde a edição impressa é reproduzida, uma vez por dia.

Mas nem tomamos conhecimento desses obstáculos e o blog entrou no ar às 13:06 da segunda-feira, dia 24. E mostrou-se ainda mais útil logo nas primeiras horas de vida, quando se confirmou o fato de que o DIARINHO de terça não seria impresso, por absoluta impossibilidade de ser distribuído. A região estava vivendo o caos da enchente. Todo o material que seria publicado no jornal foi então colocado no blog.

Rapidamente, como geralmente acontece na internet, houve uma divulgação viral da existência do DIARINHO na Chuva, com uma espécie de “boca-a-boca” que na verdade era “blog-a-blog” e em menos de 24 horas de sua criação, o número de visitantes únicos chegava à impressionante marca de 16 mil. Gente de todos os lugares, do Brasil e do estrangeiro, procurava no blog do DIARINHO informações sobre a situação em Itajaí e região.

Foram publicadas 242 notas (ou posts, como também se diz), cerca de 40 por dia, em média. E colocamos links ou referências para os principais sites e blogs que também estavam acompanhando o desastre.

Os leitores serão os principais avaliadores da experiência mas, aqui do nosso lado do balcão, o DIARINHO na Chuva foi uma experiência importante, uma aventura num mundo novo do qual vamos tentar cada vez mais fazer parte e, assim que for possível, assumir também aí o protagonismo que os 30 anos de independência e destemor do DIARINHO merecem.

Mais uma vez obrigado. E até a próxima experiência online do DIARINHO. Se Deus quiser, numa situação completamente diferente desta.

22 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pelo trabalho.

J.L.CIBILS disse...

Vendo pelo lado positivo o que foi a experiencia de fazer um blog, será que averia uma possibilidade de continuar a blogar nao com tanta frequencia, mas ao menos uma vez ao dia, o trabalho de voces até aqui foi show, equanto este no mundo virtual fez muito suscesso, pela quantidade leitores, meu Deus do Ceu, é um verdadeiro fenomeno de Midia.
Acho até que serviu a voces como um termometro para avaliar, o quanto a linha editorial de voces é aceita.

Parabens a todos, e que avaliem a possibilidade de dar uma continuidade ao que deu certo.

J.L.CIBILS
FOTOJORNALISTA

Gustavo disse...

Obrigado, Diarinho, pela cobertura dessa tragédia e por nos passar uma exata noção da calamidade que os irmãos catarinenses enfrentam.
Coragem, força e bola pra frente - é o que todo o povo do Rio Grande do Sul deseja ao Estado para virarmos a mesa e recomeçarmos essa jornada!
Abraço
Gustavo Mativi
Porto Alegre

Anônimo disse...

ótimo trabalho.
usei e divulguei este site. esse, allesblau, desabrigadositajai e o prefeituradeitajai, mais posts via Twitter, msn e blogs de colegas, foram toda minha fonte de informação. Moro em itajaí e fiquei sem poder entrar na cidade segunda, acompanhei tudo via internet, muitas vezes lendo informação no telefone, para amigos sem luz dentro da cidade de itajaí.

Evitei a tv e jornais impressos. ainformação desencontrada e confusa, comparada com a da internet nessa situação.

repensem e avaliem esse formato, realmente deve influenciar a forma como vcs utilizam a internet

e, por favor, utilizem cada vez mais ;)

Spesso disse...

Denunciem esse aburdo: http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=23738723

Evandro disse...

Pois o tempo nâo para!

Parabens se é podemos usar esta expressão.
Todo sucesso, na sua maioria, surge na necessidade de ultrapassar-mos barreiras. sair-mos de mossos limites.
O Diarinho provou isto e "na marra", teve que se modernizar.
Que o "Diarinho na chuva" permaneça ligado, podem até trocar o nome posteriormente.

Estou em Macaé (RJ) e tenho casa e famíla em Itajaí e também acesso sua página todos os dias, muito bem antes de tudo isto que agora está acontecendo.
Muitos criticam seu trabalho, mas devido a tantos absurdos por partes dos mais variados setores administrativos em nossa região, é que entendo a forma irônica da divulgação de seus noticiários.

Continuem assim, sempre "pegando no pé da incompetência", o Dalmo está gostando!

Brasiligual disse...

Acho um equivoco voces cessarem o blog agora...
Ainda sera necessario o apoio aos desabrigados, depois o acompanhamento da ajuda do governo..
Existem agencias de noticias nacionais e internacionais interessadas.
O mundo online permitiria vocês terem uma relevancia maior e nos informar (estou no RJ) de uma forma impossivel de fazer com um jornal local em papel.
Pensem bem. A tragedia nao acabou, as condicoes para que ela se repita continuam.
Por que nao entrevistar online especialistas nacionais no assunto e estimar o custo e açoes que o governo e a sociedade devem fazer?
(certamente vocês terão acesso as melhores cabeças do país sejam politicos, ambientalistas, engenheiros, etc)

As familias que voltam as suas casas não devem se mobilizar e tomar certas providencias?

Com poucos recursos (e muitas ideias na cabeca) um foca bem orientado pode muita coisa ...

Anônimo disse...

Não seria possível, só manter as informações de colaboração por mais alguns dias?
Uma espécie de SOS Iajaí, online?
Serviços de utilidade pública.
De qualquer forma, muito obrigado, por tudo.

Gil disse...

Parabens !
Novamente escrevo para agradecer ao Diarinho, aqui da Europa, consegui "estar perto" e receber todas as informaçoes.

Valeu pelo trabalho !

Anônimo disse...

Excelente trabalho! é uma pena desativar o blog agora. Acompanhei tudo aqui da Italia e vi como foi importante esse serviço. Parabens!

Evandro disse...

Pois é né!

É uma pura verdade!!

ESTE BLOG VEIO PARA FICAR!!!!!!!

Anônimo disse...

Seria interessante deixar o blog no ar pois futuramente estudantes e pesquisadores poderiam buscar informações aqui, de como foi a tragéida. É uma sugestão apenas.

Fabrício Escandiuzzi disse...

Parabéns pela experiência..

Adoro o Diarinho, adorei o blog "de emergência" e parabenizo toda a "viadagem" da redação, que ralou um bocado - e continua ralando - para cobrir essa tragédia..

Precisamos de mais e mais jornalismo on line sobre SC...

abraços

Fabrício Escandiuzzi
Terra
fabricioescandiuzzi@hotmail.com

OSCAR JUNIOR disse...

PARABÉNS DIARINHO! VCS NÃO SÃO FRACO...

Rosinha Monkees Viegas disse...

Meus parabéns a todos os envolvidos neste blog que fez um trabalho extraordinário mesmo! Beijos!

Ronaud Pereira disse...

Parabéns pela iniciativa. Já tá na hora do diarinho se modernizar e manter um canal online, em tempo real, com o leitor. Só na base da enchente não dá. Itajaí mais que merece. É uma cidade grande e moderna mas não tem um único jornal online decente enquanto BC tem 3 bons sites. Que os ventos soprem a favor dessa idéia. Obrigado por todas as informações. Vocês foram show!

kikipedia disse...

parabens pelo trabalho. eu sou de SP, li algumas vezes, e achei boa a experiencia.

sim, eu usei como fonte de informação de citação inclusive, no meu blog.

Lila disse...

Parabéns por esse trabalho. Moro em Joinville e divulguei o blog do diarinho na chuva p/ vários amigos, inclusive de outros estados, que queriam notícias desta tragédia. Este foi o blog mais compelto e informativo q encontrei na Net... Parabéns novamente!!!!!
Lila

allesblau disse...

Oi equipe diarinho, eu sou a criadora do allesblau. Imagino que vocês tenham percebido a demanda por esse tipo de canal de informação como eu percebi. Mantenham o blog. Eu sei que é complicado (e como sei) mas é importante para as nossas cmunidades. Acho que criamos um caminho sem volta e isso de forma alguma é ruim, é apenas diferente.

Schneider disse...

A enchente ficou vazia sem o blog.

Anônimo disse...

É NOSSO BETO CARRERO E OS ANJOS TRISTES. POR ISTO A CHUVA.
FUI ATOR DO BETO CARRERO UM DOS 200 DEMITIDOS. TODOS DO PARQUE ESTÃO TRISTES MENOS VICTOR HUGO LOTH QUE COM SEU PAI HUGO LOTH SAI COMENTANDO QUE O PARQUE BETO CARRERO WORLD SERÁ DELES.
LAMENTÁVEL... SEMPRE FOMOS UMA FAMILIA QUANDO SR. JOÃO (BETO)ERA VIVO...
AGORA SÓ UM MILAGRE...
OS DIRETORES DE BETO CARRERO WORLD AGENTE NOTA QUE DISPUTA O FATURAMENTO E PODER.
E NÓS ARTISTAS VAMOS SENDO JOGADOS AS TRAÇAS...
SAI MAS DE CABEÇA ERGUIDA.
PORQUE O PARQUE NÃO É MAIS O MESMO PORQUE A FILOSOFIA DE BETO CARRERO NÃO EXISTE MAIS.
CHOVE SANTA CATARINA... CHOVE...
DEUS FALA AOS NOSSOS CORAÇÕES E O BEM UM DIA VAI TER VITÓRIA.
DEUS GUARDE BEM NOSSO MESTRE BETO CARRERO, O SENHOR JOÃO.
QUE HUMILDADE.

profºegon disse...

Depois de tanto tempo que os problemas diminuiram, este espaço continua no ar. Sou professor de História e este blog é uma grande fonte historica recente de nossa cidade. Mantenham no ar,por favor.
Parabéns e um abraço