sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Morro do Baú: um cenário de destruição e morte



Isabel Cristina da Silva é uma jovem de 17 anos – completaria 18 no próximo dia 20 – que sonhava em ser modelo. A bela adolescente estudava inglês, quem sabe imaginando no futuro uma carreira internacional. O sonho de Isabel possivelmente acabou quando sua casa foi soterrada por uma avalanche de terra no Morro do Baú, na área rural do município de Ilhota, um dos mais castigados pelos deslizamentos de terra que acabaram com dezenas de vidas no Vale do Itajaí nos últimos dias e líder em número de mortes registradas até ontem.


Além da jovem, pelo menos mais quatro membros de sua família provavelmente também perderam a vida quando parte do morro veio abaixo: os pais Daniel e Iolanda da Silva e mais duas pessoas. Até às 13h de ontem, apenas o corpo de um homem havia sido retirado dos escombros da residência. As equipes de resgate encontravam dificuldades em retirar os demais corpos, devido à grande quantidade de terra e entulhos na casa destruída.


Entre os escombros, foi possível encontrar um álbum de fotografias (book) de Isabel, de um curso de modelo que ela fez em 2006. Também foi achado um cartão bancário em nome de Kátia Tatiana da S. Hostim. Os bombeiros que trabalham no local não souberam precisar quando ocorreu o deslizamento que vitimou a família Silva. A casa de Isabel foi totalmente destruída. Para se ter idéia da violência da terra, um trator daqueles grandes foi completamente moído na passagem do ‘tsunami’ de lama. O morro do Baú é um dos mais altos da região, com mais de 800 metros de altura.


Em outra casa destruída, próxima à da família Silva, os bombeiros tentavam localizar o corpo que provavelmente seria de uma criança. Cães farejadores identificaram o local, porém não era possível cavar porque a laje inteira da casa desabou. A estimativa é que o número de mortos aumente ainda mais quando se puder escavar todos os locais soterrados. Pela impressão que deixam as tristes imagens do Baú, este número deve subir bastante.


Relatos de moradores dão conta que os primeiros deslizamentos começaram no sábado, após ouvirem um grande barulho e sentirem o chão tremer. Nem todos saíram de casa a tempo. Os relatos mais dramáticos são de pessoas que contaram ter visto familiares morrerem em sua frente, levados pela enxurrada de lama.

Há o registro de famílias que, com medo de ficar em casa, passaram noites ao relento no meio do mato até serem resgatadas. O Morro do Baú, que antes era conhecido pelas suas belezas naturais, parque ecológico, cachoeiras, quedas d’água e até uma caverna, a partir de agora certamente será sempre lembrado pela tragédia.

Texto Fernando Alécio

Foto Felie Vieira Trojan

Um comentário:

Anônimo disse...

É MUITO TRISTE...SEM PALAVRAS...

MAIS A FAMILIA DE UM AMIGO O PROCURA,SEU NOME É Carlos Alberto MONTEIRO SILVA MORA EM ITAJAÍ.
veralucia_vargas@hotmail.com FALAR COM VERA SUA IRMÃ.DESDE JA GRATA.