quarta-feira, 26 de novembro de 2008

O editorial do DIARINHO

Este é o editoral publicado hoje no DIARINHO

Juntando os cacos

Nos bairros de Itajaí a situação ainda é crítica. Muita gente ilhada em casa, à mercê das doações que chegam através de barcos, para ter o que comer e beber. No centro da cidade, a hora é de arrumar a casa. Tirar a lama, limpar o que sobrou, enfim, sacudir a poeira para erguer a cabeça e seguir a vida.

Fica a lição de solidariedade do povo catarinense. Apesar de meia dúzia de gatos pingados que se aproveitou da desgraça alheia pra tirar proveito, a maioria do nosso povo botou o pé na água e foi pra rua ajudar. Oferecendo abrigo, fazendo trabalho voluntário ou dividindo o que tinha na geladeira com os que perderam tudo.

* * *

O DIARINHO circulou na segunda-feira com imensas dificuldades, e na terça não conseguiu sair às ruas. A água chegou à nossa sede, no centro de Itajaí, e tivemos que desligar máquinas e equipamentos. Mais de 90% da nossa equipe também foi vítima das enxurradas e tá ilhada em algum canto da cidade, sem conseguir chegar ao jornal.

Os que escaparam da água não perderam o espírito de luta e tavam trampando em casa, informando os leitores através de um blog na internet. Por problemas no servidor, nosso site ficou fora do ar. Mas nossos colegas fizeram o site diarinhonachuva.blogspot.com. Foram quase 40 mil acessos em menos de três dias. Leitores da região, de outros estados e até da Europa conseguiram se manter informados sobre o estado da cidade da sua família, através do espaço. Um sucesso!

* * *

Daqui mandamos nossa solidariedade ao Denísio, que parece que foi tirado do ar, por força de uma liminar da justiça. O DIARINHO acha que ninguém mais que o telespectador pode julgar se a Brasil Esperança tava fazendo um bom trabalho. Aliás, TV tem dessas facilidades, né, o cara fala abobrinha, a gente aperta o botão e muda o canal. A verdade é que o programa do Denísio conseguiu fazer o que muita autoridade demorou pra conseguir: se articular e ajudar efetivamente às pessoas no momento do caos. Daqui nosso apoio ao Baixinho, que, na verdade, tava com a audiência bombando e, por isso, incomodou muita gente.

Nosso abraço ao amigo Mazinho, do Página 3, que nos ofertou a estrutura do seu jornal, na maior camaradagem. Nosso muito obrigado!

* * *

Neste momento difícil, colocamos nossas sucursais à disposição. Quem quiser doar mantimentos, cobertores ou água pode levar ao DIARINHO mais próximo. A doações nós nos encarregamos de encaminhar até os necessitados. Boa parte de nossa edição de hoje será distribuída gratuitamente, nos postos de desabrigados, para que ninguém fique sem informação de como está a terrinha.

Vale lembrar: dias melhores virão pra todos nós. Força.

10 comentários:

Anônimo disse...

"...ao Denísio, que parece que foi tirado do ar, por força de uma liminar da justiça"

isso tem cheiro dos tempos da ditadura .... me lembra os Atos Institucionais ... que horror!!! Onde estamos ???

é ... "Homo homini lupus"

Dry Diniz disse...

Bom pessoal, parabéns pela cobertura eu como paulistana e catarinense de coração estou mobiliando aqui, conseguimos o Grupo Colégio Objetivo com doações em R$ e roupas, estou postando na comunidade de Itajaí todas as informações aqui de SP, foi confirmada a saída de mais 18 veículos do corpo de bombeiros para hoje e mais 2 helicópteros, meus amigos perderam tudo, tanto ai como em Blumenau e outros em Gaspar ainda nao conseguimos nenhum contato, estou a disposição de vcs. aqui em SP
Um abraço
Adriana

Anônimo disse...

Gostaria de agradecer ao Diarinho, to aqui nas ZEUROPA, minha familia ta ilhada ai em Itajai, todo mundo ta sem agua, sem luz e tà atè dificil de conseguir falar com eles por telefone. Gostaria de agradecer realmente o diarinho, sem duvida, vcs foram um canal de comunicacao de informacoes. OBRIGADO pelo trabalho de vcs.
DEUS queira que DIAS bem melhores venham pra todos nos. Agora eh voltar a vida e voltar ao trabalho ... recuperar oq foi perdido.

Anônimo disse...

Adriana , Parabéns !!
venho acompanhando teus post na comunidade do orkut , e realmente vejo o quanto vc está empenhada . Naò consigo fazer tanto quanto vc , mas teu empenho me dá forças e ânimo para fazer sempre mais .
Que bom que existem pessoas comprometidas .

Greice disse...

É um absurdo mesmo!!! O cara o "Denísio", prestando o maior apoio a comunidade.. vou falar: se não fosse ele a ajudar tinha MORRIDO MUITA GENTE DE FOME E AFOGADA!!!!!!! E teve emissora que ficou lascando o pau no cara!!! Se fu né!!!Dor de cotovelo é FODA!!!! Imagine que a galera de fora de SC só ficou sabendo que estavamos embaixo dágua na Segunda-feira a tarde!!! Se não fossem vcs!!!! Obrigada Diarinho pelo trabalho maravilhoso!!!

Guga disse...

Força ao povo de Santa Catarina!
É o que desejamos de coração aqui do Rio Grande do Sul. Coragem para enfrentar as dificuldades e seguir adiante!

dnmedeiros disse...

Parabéns à equipe do Diarinho pela ousadia e pela capacidade de driblar os obstáculos. Como antigo membro da equipe fico de mãos atadas aqui em Rondônia, lendo diariamente as notícias de todo esse drama e sem poder contribuir de alguma maneira. Nessas horas o repórter fica se coçando pra sair às ruas, ou aos rios, pra ver a coisa de perto.
De toda forma, sigo acompanhando o belo trabalho de vocês, torço pra que tudo volte ao normal com o mínimo de prejuízo e desejo força aos demais atingidos pela catástrofe.

Forte abraço, Daniel Medeiros - Porto Velho, RO

Leonella disse...

Pessoal do Diarinho, Parabens pela cobertura! Como so consegui contato com minha familia hoje, o blog foi minha unica fonte de informacao!
Obrigada!

Dry Diniz disse...

Mariane...
Somos formiguinhas e assim vamos reerguer nosso formigueiro, pq. considero ai uma parte minha tb, como já falei de coração, vai chegando setembro começo a contagem regressiva, estou aqui tentando fazer o máximo, qq. coisa é só entrar em contato....vc. tb. tá fazendo um belo trabalho...fiquem todos com força e Deus...pq. nesse momento independente de qualquer religião precisamos da força que esse "cara"nos dá....

Anônimo disse...

No que desrespeito a cobertura realizada pelo Dr. Denísio Baixo e a Rede Brasil Esperança,não há o que reclamar com excessão a boca solta do baixinho, tem hora que ele tirava todos os ouvintes do sério, fala d+ e não deixa os outros comentaristas falarem, Deus nos deu dois ouvidos e uma boca, para bom entendedor meia palavra basta. A liminar veio em otíma hora..no demais qndo. ele quase não falava a prestação de serviço foi excelente.