sexta-feira, 28 de novembro de 2008

SEM PREVISAO


Técnicos e profissionais ligados ao complexo portuário de Itajaí devem anunciar somente na próxima segunda-feira, dia 1º de dezembro, uma expectativa de quando os portos de Itajaí e Navegantes devem voltar a operar navios de carga.

Segundo o diretor executivo do terminal, Marcelo Salles, somente com o resultado da batimetria e da cubagem de sedimentos que precisará ser retirado do canal de acesso permitirão prever quando os portos de Itajaí e Navegantes poderão voltar a operar. Embora parte da infra-estrutura de cais e área de estocagem do Porto de Itajaí apresente sérias avarias, a principal dificuldade de operação está hoje no assoreamento do Rio Itajaí Açu.

Segundo o representante oficial da praticagem do complexo portuário de Itajaí, Alexandre Gonçalves da Rocha, vários pontos do canal de acesso e da boca da barra estão com apenas oito metros de profundidade, o que impossibilita a entrada dos cargueiros que hoje operam nos portos, incluindo os da Brakarne e outros terminais privados menores.

A dragagem de manutenção vinha mantendo a profundidade do canal de acesso em 11 metros. Para agilizar a recuperação, segundo Salles, o porto pretende contratar três dragas simultaneamente.
Colaborou Luciana Zonta

Nenhum comentário: