quarta-feira, 26 de novembro de 2008

O C-105 Amazonas em Navegantes


No desastre que Santa Catarina enfrenta, tem sido de fundamental importância a participação da Força Aérea Brasileira (FAB). Diariamente, aviões da FAB fazem o transporte de alimentos, medicamentos e materiais de limpeza da base aérea de Canoas (RS) até o aeroporto de Navegantes.


Neste trabalho, se destaca a aeronave C-105 Amazonas (modelo C-295), fabricada na Espanha e adquirida pela FAB em 2006. Trata-se de um avião bimotor da família dos aviões de transporte tático. Ele pode transportar grande quantidade de tropa, mercadorias, materiais e veículos.


Os aviões do modelo C-295 foram desenvolvidos para operar em pistas curtas e em condições adversas. Apenas 25 destas aeronaves estão em operação no mundo atualmente. Outros países que as possuem, além do Brasil, são Espanha, Polônia, Jordânia, Argélia e Portugal.


Do aeroporto dengo-dengo, os mantimentos são levados para as cidades afetadas por meio de helicópteros. Na foto, a aeronave C-105 Amazonas em operação no aeroporto de Navegantes na tarde desta quarta-feira, pouco antes de mais uma viagem ao Rio Grande do Sul.
Por Fernando Alécio

3 comentários:

Anônimo disse...

interessante. realmente a FAB tem feito um excelente trabalho.

Anônimo disse...

A Espanha só reforma e atualiza aviões desse tipo. Chequem aí se esse modelo não é um velho e bom Bufalo reformado...

Anônimo disse...

Esse é fabricado pela EADS-CASA (Espanha).