sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Força Aérea traz nove toneladas de remédios pras vítimas da enchente


Na manhã de ontem, um avião de transporte militar trouxe de Brasília cerca de nove toneladas de medicamentos. O avião Hércules aterrissou no aeroporto de Navega por volta das 9h, abarrotado de caixas com remédios. Nas caixas já havia a informação pra qual cidade seriam distribuídas. A maioria eram cidades do Vale do Itajaí, mas também tinha remédio pra outras regiões da Santa & Bela que foram afetadas pela chuvarada.

Durante o descarregamento dos remédios, foi possível perceber a colaboração da comunidade dengo-dengo. O caminhão usado era fornecido pelo posto Formento, e os voluntários que ajudavam a retirar as caixas do avião eram funcionários da Portonave, empresa proprietária do porto privado da cidade.

Os aviões cargueiros Hércules e Amazonas fazem diariamente o transporte de alimentos, medicamentos e materiais de limpeza pra Navega. De acordo com o Ministério da Defesa, a força-tarefa designada para ajudar no socorro às vítimas das enchentes e desabamentos em Santa Catarina somava até quarta-feira 593 militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, além de outros 43 que tão fora da região dando suporte às operações de transporte aéreo.

Além dos dois aviões, as equipes militares contam com nove helicópteros, 32 caminhões, dois blindados e 24 botes. "A tropa terrestre levou ainda à região um gerador para abastecer um hospital em Itajaí, um posto de abastecimento de água potável e um posto de saúde para triagem, com quatro médicos", informa o Ministério da Defesa.

Texto FA e foto Felipe Vieira Trojan

Nenhum comentário: