sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Mutirão de limpeza vai recolher entulho espalhado por toda a cidade


As ruas de Itajaí ficaram tomadas de entulho ontem. Moradores e comerciantes começavam a retirar a lama, limpar os lares e tocar a vida adiante. Como a água destruiu coisa pacas, as beiradas das ruas foram tomadas de entulhos.

Para limpar este cenário de caos da cidade, a secretaria de Obras iniciou um mutirão de limpeza. Durante todo o dia de ontem, caminhões passaram pelas ruas recolhendo animais mortos e entulhos. "Estamos dando prioridade para a coleta de animais mortos. Em seguida vamos atacar com mais força os entulhos", explicou o secretário interino José Carlos Vicentainer.

As equipes trabalharam nos Cordeiros e no Cidade Nova. Hoje, a coleta de entulho deve ser reforçada com outros grupos. "Tem entulho em cerca de 90% da cidade para juntar. É muita coisa", soltou. O secretário acha que para retirar toda a nojeirada da rua é preciso uma semana de trabalho duro.

Um morador cedeu um terreno às margens da BR-101, nos Cordeiros, pra jogar os entulhos ali. Hoje, o secretário conversará com outro dono de terreno na Adolfo Konder, no São Vicente, pra transformar o lugar em depósito de lixo também. "O entulho será levado pros terrenos, depois parte será incinerada e o resto vai pro lixão", contou.

Os moradores da Praia Brava e dos Amores também querem ajudar a deixar a cidade limpinha. Eles organizaram um mutirão de limpeza que vai rolar hoje e amanhã. "A quantidade de sujeira encontrada na praia é enorme. Alguns animais são encontrados mortos na areia: vacas, cachorros e muito entulho...", disse Pedro Washington de Almeida Jr., um dos organizadores. Quem quiser participar do mutirão basta ir até o bar Vôo Livre, na avenida beira-mar da Braba, onde o povo se reunirá pra iniciar a limpeza.

Texto e foto MJ

Nenhum comentário: