quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Ministério Público admite a existência da sacanagem do aumento de preços

As denúncias de que comerciantes estariam se aproveitando da desgraceira das enchentes e aumentando o preço das mercadorias além da conta já chegou aos promotres de justiça. Em nota oficial, o Centro de Apoio Operacional de Defesa ao Consumidor do Ministério Público de Santa Catarina alertou que a sacanagem tá rolando e que é crime previsto em lei. Além de multa, a calhordice pode dar uma cana de até cinco anos.

De acordo com a nota, os comerciantes sacanas estariam atacando, principalmente, no preço da água mineral, dos alimentos e dos combustíveis.

O aumento de preços pode até rolar. Mas tem que ter justificativa.É permitido, por exemplo, quando o comerciante precisa pagar um frete mais caro para receber o produto por contas de estradas bloqueadas. Agora, segurar uma mercadoria que comprou antes da enchente e ficar vendendo acima do preço é crime.

Limitar a venda dos produtos por cliente, pódi! Em alguns casos é até necessário para evitar que algum sacana faça estoques pessoais e contribua para o desabastecimento. As denúncias podem ser feitas através do e-mail cco@mp.sc.gov.br.

Nenhum comentário: