sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Navegantes diminui pela metade o número de desabrigados e desalojados


Metade dos desabrigados e desalojados já voltaram pras suas casas em Navegantes, até o final da manhã de ontem. A maior atenção agora é pras cerca de 300 pessoas que continuam nos quatro abrigos da cidade. Algumas vítimas da enchente de Ilhota e Luís Alves também estão em terras dengo-dengo.

Na tarde da quarta-feira, a defesa civil e o prefeito de Navega, Moacir Alfredo Bento, avaliaram a situação das chuvas na cidade. Ci contou que a coisa não tá tão grave como em Itajaí, mas, mesmo assim, a prefa deve arcar com um preju aproximado de R$ 3 milhões de reais em infra-estrutura.

A notícia boa é que o centro e os bairros Gravatá, Carvão, Meia Praia, São Domingos, Escalvados e São Paulo, que foram atingidos pela enchente, não estão mais com áreas alagadas. A preocupação é com o Volta Grande e o Porto das Balsas, regiões afetadas pela maré alta, que seguem com áreas de alagamento.

Os moradores destas localidades encontram-se em quatro abrigos: a escola municipal Maria Ivone, no São Paulo, o Caic, no Bairro Nossa Senhora das Graças, o salão paroquial do Bairro Porto Escalvados e a igreja católica do Carvão.

Saúde
Os postinhos dos bairros Volta Grande e Portos das Balsas ainda tão fechados. Todos os outros já retornaram às atividades. A unidade do Porto das Balsas deve reabrir na segunda-feira. Já a do Volta Grande ainda não tem data marcada.

No hospital de Navega, a diretoria pede pra população só encaminhar pessoas que precisem de atendimento urgente. A unidade está recebendo vítimas de Ilhota, Luís Alves, Penha e Piçarras, por isto o trabalho tá grande.

Volta às aulas
Já as escolas municipais e estaduais devem voltar a funcionar na segunda-feira, dia 1º de dezembro. Nos colégios que não foram atingidos pela enxurrada as aulas recomeçam hoje.

Água
O abastecimento está voltando ao normal devagarinho na city dengo-dengo. O problema é que Itajaí absorve praticamente toda a água antes de ela chegar a Navega. A previsão é que no final de semana o serviço esteja normalizado.

Penha, Piçarras e Barra Velha
O abastecimento de água nas cidades de Barra Velha, Penha e Piçarras já foi normalizado desde a madruga de quarta-feira. A Casan de Penha está, inclusive, fornecendo o líquido pro bairro Gravatá, de Navegantes.

Texto e foto CM

Um comentário:

Anônimo disse...

Imagino que nosso prefeito de Navegantes tenha esquecido do Bairro Porto Escalvados que teve a BR 470 tomada pelas aguas e parte da Rodovia 413 que liga Navegantes a Luiz Alves, imagina só como não deve ter ficado as casas dessas pessoas que moram a margem, e até mesmo as pessoas que ficaram ilhadas, sem ter onde recorerem em caso de emergência, infelizmente não a recursos para está região, Será porque? gostariamos da sua atenção.