sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Nove postos de saúde já atendem normalmente e políclínica volta amanhã

Depois do aguaceiro que tirou a paz da população itajaiense, parece que as coisas começam a se normalizar na cidade. Os postinhos de saúde, aos poucos, retomam às atividades, pro alívio dos moradores. Nove pontos já tão com as portas abertas.

Os postos dos bairros São João, Imaruí, Dom Bosco, Cordeiros, Fazenda, Praia Brava, Brilhante, Limoeiro e Itaipava já funcionam normalmente desde ontem. Além disso, existe um atendimento 24 horas no bloco 29 da Univali. O Centro de Referência em Doenças Infecciosas (Ceredi) e o Centro de Orientação e Diagnose Municipal (Codim), no centro da cidade, já tavam abertos na quinta-feira. No hospital Marieta o atendimento também é nomal.

Segundo a secretária de Saúde, Rosalie Knoll, o pronto-atendimento do bairro São Vicente será reaberto no sábado. A policlínica central, na rua Felipe Schmitt, normaliza o atendimento só na segunda-feira.

Rosalie esclarece que a volta dos serviços nos demais postos de saúde atingidos pela enchente depende das condições dos móveis e aparelhos de trabalho e da limpeza do local. Antes de serem reabertas, por segurança, as unidades de saúde serão desinfetadas. No Promorar, por causa do monte de gente, a secretária de Saúde disse que tá sendo estudada a possibilidade de se abrir um postinho provisório.

A área da saúde de Itajaí foi bastante afetada pela enchente. Muitos funcionários até ontem não tinham voltado ao trampo. A situação é mais crítica nos bairros do interior da cidade e no Promorar, onde nem os agentes de saúde escaparam da fúria das águas. A secretária disse que, por enquanto, tá dando conta de atender a população por causa do grande apoio de voluntários, em especial dos acadêmicos de medicina da Univali.

Remédios garantidos
Desde que a enchente tomou conta de Itajaí, muitos medicamentos tão vindo de fora. "Nós estamos recebendo doações de vários estados do Brasil. A população pode ficar tranqüila porque remédios não vão faltar. Se for preciso pagar pelos medicamentos, nós vamos pagar", garante Rosalie.

Pras pessoas com doenças crônicas, como diabetes, tuberculose e hipertensão, que tiveram os medicamentos de uso continuo perdidos com a cheia, a orientação da secretaria de saúde é procurar os postos em funcionamento pra uma consulta médica. "Estes remédios só serão liberados perante receita médica", esclarece Rosalie.

A secretaria de saúde de Itajaí tá atendendo normalmente. Quem precisar de informações sobre os remédios ou postinhos em funcionamento pode entrar em contato com os barnabés pelo telefone (47) 3249-5500. O endereço da secretaria é rua Leodegário Pedro da Silva, 300, no Imaruí.
Texto SM

Nenhum comentário: