quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Para a população que tenta voltar às suas casas, vale o alerta:

A Defesa Civil e os órgãos de saúde de toda região recomendam que as pessoas voltem para suas residências somente quando a água já estiver escoado completamente da localidade. Nos alojamentos, os voluntários e coordenadores vão adquirindo, aos poucos, informações sobre os pontos de alagamento que já voltam ao normal — mas, mesmo assim, pedem aos desabrigados que aguardem mais alguns dias, até que a situação de tráfego em determinadas avenidas dos bairros de Itajaí se restabeleça completamente e não haja, também, perigo de saúde para essas pessoas. Apesar do sentimento de perda e preocupação constante com suas casas, manter a calma é a melhor saída.

Vale lembrar que em regiões dos bairros Carvalho, São Vicente, Itaipava, Cordeiros, Dom Bosco, Cidade Nova e no interior da cidade, a água que atingiu níveis altos está baixando de maneira bastante lenta.

Caso as famílias já estejam à caminho de suas residências e tenham que enfrentar caminhadas nas ruas ainda cheias de água, a grande preocupação é com a contaminação por doenças como a leptospirose, a hepatite e o tétano. Por isso, ressaltamos a importância de proteger pés e pernas com botas ou camadas de sacos plásticos para amenizar este contato com a água da enchente. Se alguém estiver com ferimentos, o indicado é não caminhar nestes locais, para evitar maiores problemas.

Durante a limpeza de suas residências, providenciar água sanitária para ser misturada à água na lavação dos cômodos da casa. Assim como lavar com água sanitária os reservatórios (caixas d’água) e todos os utensílios de cozinha e banheiro atingidos pela cheia. O produto ajuda a tirar os resíduos que podem gerar danos à saúde.

Outro cuidado essencial é no consumo de alimentos: não ingerir qualquer tipo de comida que ficou submersa, inclusive enlatados ou alimentos armazenados em embalagens plásticas. Seis pontos em Itajaí servem de base para a distribuição de alimentos básicos para quem não tem condições de comprá-los.

(Dica extraída do blog dos desabrigados)

Nenhum comentário: