terça-feira, 25 de novembro de 2008

Casan recomenda: “não lave roupa branca”

Parece brincadeira ou invenção de algum desocupado, mas a informação está no site da Casan, no relato oficial sobre uma entrevista do presidente da empresa, Walmor de Luca: como a água fornecida à capital está amarelada, “recomendamos que as donas de casa não lavem roupa branca nesse período”.

Uau! Como se realmente tivesse água suficiente, nas casas de Florianópolis, para lavar roupa. Mas isso não é tudo. A explicação que a Casan dá para que a água esteja amarela é mais enrolada que aquele papo do golpe do bilhete premiado. Saca só:
“Enquanto isso, para reforçar o abastecimento, está sendo utilizada também a captação do Rio Cubatão. Entretanto, esse manancial apresenta um alto grau de turbidez sempre que há ocorrência de chuvas intensas como agora, o que reduz a vazão e compromete o tratamento da água bruta captada ali.

Embora o aspecto físico da água distribuída na Grande Florianópolis esteja prejudicado, com presença de cor e aspecto turvo, o Presidente afirmou que a Empresa garante que estão sendo cumpridos os padrões de potabilidade exigidos pela legislação sanitária: “a população pode beber a água sem medo”, assegura.

O problema é causado pelo rodízio, que faz com que, cada vez que os registros de determinada região sejam reabertos, a pressão da água sobre a tubulação vazia ‘varra’ os resquícios de sulfato presos às paredes da rede. O produto não prejudica a saúde, mas causa a cor amarelada. “Recomendamos que as donas de casa não lavem roupa branca nesse período”, orienta De Luca.”
E essa história de rodízio (uma parte do município fica sem água enquanto outra é abastecida por algumas horas, alternadamente) não está bem contada. Em vários bairros, mesmo nas horas em que deveria ter água, as torneiras continuam secas. A “explicação” da Casan é que deve ter ocorrido “um problema de pressão”.

Mas Florianópolis, que não tem água nem pra lavar as mãos, já sabe que não deve lavar roupa branca porque a água “boa pra beber” pode manchar.

2 comentários:

Anônimo disse...

Queria ser uma mosca pra ver o De Luca tomanha banho de canequinha!!!

Anônimo disse...

César, Para quem conhece um pouco do tratamento de água e química pode esclarescer que o pronunciamento da Casan está "corretíssimo" quanto a turbidez da água. O tratamento e a qualidade da água depende muito da região e como está sendo captada. É triste ver como as pessoas tem a "mania" numa hora dessas de fazer comentários absurdos demonstrando não ter conhecimento nenhum sobre o assunto. Parabenizo a Casan por ter a preocupação de informar a qualidade que se encontra a água fornecida!!!