terça-feira, 25 de novembro de 2008

Morro do Baú desaba

A Defesa Civil resgatou pessoas após deslizamento de quase todo o Morro do Baú, no município de Luis Alves. Quatro aeronaves realizaram o resgate e, segundo o capitão Hornhofter do Batalhão de Aviação, cerca de 160 pessoas foram encontradas em pé pedindo socorro.

O grupo resgatado seguirá para o centro de Ilhota e os feridos foram encaminhados para hospitais da região. A equipe continuou a operação enquanto foi seguro, mas precisou abortar por causa do mau tempo.

Uma das aeronaves deixou um grupo de bombeiros e policiais militares com medicamentos, cobertores e colchões para auxiliar os isolados. “A condição pode ser grave”, afirmou o major Emerson Emerim, da Defesa Civil. A secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, deslocou-se até Ilhota para auxiliar as pessoas feridas e dar a assistência necessária.

Um comentário:

Anônimo disse...

25-11-2008 12:05:20 - ARTIGO: "Lei ambiental Catarinense" pode piorar o problema das cheias


Imagens da Praia de Fora, em Palhoça/ SC
Retornando de Curitiba pude presenciar os danos e tragédias da presente enchente. Campos, lavouras e cidades alagadas. Pessoas sem casas, animais no meio da água, sem alimento e sem abrigo, aguns já mortos, veículos boiando, soterramentos, pedaços de morro caindo. Uma verdadeira tragédia. Tive muita sorte de conseguir chegar em Florianópolis.

Não pude deixar de pensar na atual proposta, em tramitação na Assembléia Legislativa, da nova "lei ambiental catarinense". Essa lei, de iniciativa do mesmo governo que está atônito diante da tragédia catarinense, se aprovada irá piorar ainda mais os efeitos de chuvas como essa, que são fenômenos NATURAIS, e que SE REPETIRÃO no futuro.

A "nova" lei reduz a faixa de mata ciliar que deve ter nas margens dos cursos de água, libera o desmatamento, deixa de proteger fontes de água, define campos de altitude como 1800m, o que só acontece no Morro da Igreja... Também se "aproveita a onda" para reduzir a área do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro.

Essa legislação é o resultado da pressão de fazendeiros, fábricas de celulose, e outros interesses, apoiados na justa preocupação de pequenos agricultores que dispõe de pequenas quantidades de terra para plantio. É preciso que a atual enchente sirva de exemplo do que acontece quando agimos irresponsavelmente com a Natureza. E que deixemos interesses menores de lado e pensemos nas trágicas e caras consequências que estamos semeando.

Os parlamentares que votarem nessa lei que saibam da irresponsabilidade que estão cometendo, que as próximas enchentes serão ainda piores, e que serão co-responsáveis pelas futuras tragédias. Assim como alguns governantes e legisladores do passado são co-responsáveis pela atual tragédia. As atuais consequências das chuvas seriam BEM menores se a Mata Atlântica não tivesse sido tão destruída no litoral, se os rios não estivessem tão assoriados, se ainda houvesse matas nas margens dos rios e cursos de água, se a mata original das encostas não tivesse sido destruída. Na hora de fazer emprendimentos e ganhar dinheiro, as pessoas costumam esquecer das consequências.

Parece uma curiosa coincidência que esta enchente e tragédia venha extamente no momento em que a Assembléia Legislativa do estado discute justamente uma lei ambiental...

Professor Luiz Carlos Pinheiro Machado Filho, Ph.D
LETA - Lab. de Etologia Aplicada, DZR/CCA/UFSC

Fotos: Jones Bastos/ Agecom