segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Navegantes

Duas mil pessoas estariam sem casa, segundo bombeiros
Mas defesa civil diz que não passam de 250

A chuva mandou terror pra cima dos moradores da Volta grande, Porto das Balsas, Machados, bairro São Paulo e Gravatá, segundo informaram autoridades de Navegantes. Apesar do grande número de localidades atingidas, os números de desabrigados são diferentes. O sargento Muniz, do Corpo de Bombeiros Militar, disse ao DIARINHO que o número de desabrigados chega a dois mil. O secretário de Obras e presidente da comissão de Defesa Civil, José Roberto Vieira, garante que não passam de 250 as pessoas que foram retiradas de suas casas.

De acordo com Vieira, os desabrigados foram levados para o Caic, que fica no bairro Nossa Senhora das Graças, para a escola Badia de Faria, na região da antiga Usina Adelaide, e na escola Maria Ivone Müller dos Santos e em uma creche do bairro São Paulo. Contradizendo essas informações, o sargento bombeiro Muniz acusou a prefeitura de não ter disponibilizado locais públicos para receber os desabrigados.

Madrugada ainda pior

No início da noite o secretário de Obras de Navegantes, José Roberto Vieira, anunciava que o pior ainda estava por vir. As autoridades temiam que a maré alta, a chuva intermitente e as águas que desceriam do alto e médio vales do Itajaí piorassem ainda mais a situação na cidade.

Na Volta Grande, que fica próximo ao rio Itajaí-açu, a água chegou a entrar até 1,5m em algumas casas, de acordo com uma fonte dos bombeiros voluntários.

Dois pontos de doação

O quartel-general da Defesa Civil de Navegantes foi montado na Secretaria Municipal de Obras, que fica na rua Passos, ao lado do Fórum, centro da cidade. Lá também funciona um dos pontos de coleta de mantimentos e agasalhos. “As pessoas podem ajudar trazendo alimentos não perecíveis, roupas, fraldas descartáveis, colchões, lençóis e cobertores”, disse o secretário de Obras José Roberto Veira.

Outro ponto de doação fica junto ao quartel dos bombeiros militares, na rua Nereu Liberato Nunes, 201, em frente ao posto de saúde.

TL/ND

Nenhum comentário: