sexta-feira, 28 de novembro de 2008

O golpe não era bem um golpe

Publiquei uma nota aqui, ontem, assustado com um e-mail que recebi, que falava na defesa civil e todos os links levavam a um domínio www.password.com.br. Escaldado com tantos outros golpes, abri a nota afirmando que este era também um golpe. O alerta tocou porque fala em defesa civil e não leva direto a www.defesacivil.sc.gov.br.

A delegada Júlia Vergara, da Polícia Federal, encaminhou a denúncia ao setor que cuida desse tipo de crime, para averiguações. A conclusão dos peritos é que, num primeiro exame, a história não é assim tão grave: quem clica nos links acaba chegando à defesa civil, depois de passar pelo site de uma empresa de marketing por e-mail (dessas que jura que não faz spam, mas o efeito, nas nossas caixas postais, é esse). Caso se confirme que, ao passar por lá, não é instalado nenhum cavalo de tróia (a PF está testando isto agora), então o e-mail não é malicioso no sentido de causar mal a quem segue seus links e “apenas” usou o artifício para gerar um pouco mais de tráfego, aumentando os acessos ao site da empresa (e, quem sabe, captar mais alguns endereços válidos de e-mail para seus cadastros).

Ao divulgar a necessidade de ajuda às vítimas da chuva a empresa IMailing estava, aparentemente, prestando um serviço à comunidade. Mas ao “aproveitar” para tirar uma casquinha, igualou-se a tantas outras mensagens suspeitas que a gente recebe, gerando a dúvida. E nestas histórias de e-mail, em caso de dúvida, a recomendação internacional é: deletem sem clicar em nada.

Provavelmente pequei por excesso de cuidado: se eu tivesse esperado o resultado da análise e o e-mail fosse mesmo portador de algum cavalo de tróia, várias pessoas poderiam ter sido infectadas.

Ah, já que chegaram até aqui: o melhor caminho até a Defesa Civil é mesmo o www.defesacivil.sc.gov.br sem atalhos, baldeações ou escalas.

5 comentários:

Anônimo disse...

Se o Cesar que publicou isso foi o colunista do jornal nao é de se espantar. Ele erra quase todas!

Anônimo disse...

Parabens a delegada Júlia pela providencia adotada de imediato.
Só assim para pegar os trambiqueiros virtuais!!!

Anônimo disse...

se essa é a tal IMailing de tijucas, esses bandidos deviam ser presos, ficam se disfarçando de honestos e entupindo a rede de spam de todo o tipo, além de me ligarem na empresa ameaçando me processar só pq não quis contratar o trabalho deles. São os novos 'sem-vergonha-online'. Me disseram que tinham um cadastro de 1 milhão de e-mails 'optantes' por receber as tais malas diretas, enquanto na verdade o que eles consideram optante é quem algum dia já digitou o e-mail em qualquer site da web, ou seja, todo mundo... e com uns programinhas que se baixa em qualquer site eles capturam e-mail de todo mundo e mandam ver no spam...

Anônimo disse...

Prezado Cesar,

A sua atitude em fazer acusações INFUNDADAS foi totalmente irresponsável.

Você AFIRMOU e ALARDEOU que os links apresentados no Folheto Eletrônico enviado na Campanha de E-Mail Marketing

"Faça Doação OFICIAL para Santa Catarina"

eram "maliciosos" e estavam sendo usados para aplicar "... um golpe daqueles que pegam dados e infectam computadores".

Tudo isso sem sequer ter se CERTIFICADO ... ANTES... de que a sua "afirmação" era VERDADEIRA.

A Campanha "Faça Doação OFICIAL paraSanta Catarina" foi doada pelo iMailing - Serviço de Mala Direta via E-Mail para as VÍTIMAS da imensa catástrofe que se abateu sobre a população

de parte do Estado de Santa Catarina.

Enquanto muitos brasileiros optaram por doar alimentos, roupas, dinheiro, etc...

nós do iMailing

www.imailing.com.br

optamos por dar a nossa cota de contribuição na forma de uma ampla Campanha de E-Mail Marketing Nacional visando ANGARIAR FUNDOS EM DINHEIRO para a DEFESA CIVIL DO ESTADO

DE SANTA CATARINA.

Tomamos o devido cuidado de enviar e-mail para a cúpula da Defesa Civil de Santa Catarina informando que a Campanha estava entrando no ar" com previsão de duração de 6 dias de

transmissão contínua.

Naquele e-mail fornecemos o link para que o Folheto Eletrônico pudesse ser avaliado por eles

www.password.com.br/emergencia/doacao_01.htm

e ainda fornecemos um outro link através do qual eles puderam MONITORAR as VISITAS geradas pela nossa Campanha ao WEB SITE OFICIAL da Defesa Civil de Santa Catarina.

Isto com a intenção de DEMONSTRAR que a Campanha de E-Mail Marketing do iMailing era uma ação EFETIVA.

A Campanha levou MILHARES de DOADORES POTENCIAIS que, ao receberem o nosso Folheto Eletrônico, decidiram fazer as suas doações e foram BUSCAR NO WEB SITE OFICIAL da Defesa

Civil, através DOS LINKS APRESENTADOS NO FOLHETO ELETRÔNICO, as informações necessárias e CORRETAS para EFETIVAREM as suas doações.

Infelizmente, OUTROS e-mails, aqueles sim CRIMINOSOS, que FORNECIAM SIM ... Contas Bancárias... FALSAS... começaram a ser recebidos e ... CORRETAMENTE ... DENUNCIADOS.

Fomos contatados pela Polícia Federal que nos solicitou informações COMPLETAS sobre a nossa Campanha de E-Mail Marketing.

NENHUMA surpresa para nós. Afinal, como você pode CONSTATAR, a nossa IDENTIFICAÇÃO COMPLETA está presente ao final de cada Folheto Eletrônico enviado. Ali fornecemos o nosso

WEB SITE aonde os nossos telefones e demais informações estão PUBLICADAS.

Curioso, é que em nenhum momento você ... como "denunciante"... não se preocupou em sequer visitar o web site indicado, ligar para os telefones publicados para esclarecer dúvidas e

checar a veracidade da Campanha.

Fornecemos para a Polícia Federal o CÓDIGO FONTE PHP do "script php" vai_emergencia.php que é acionado nos links apresentados no Folheto Eletrônico da Campanha.

A Auditoria da Polícia Federal constatou que a Campanha

"Faça Doação OFICIAL para Santa Catarina"

É L E G Í T I M A

Que o "script" vai_emergencia.php registra apenas a data/horário e o endereço ip da visita (não coleta e-mails, nem nenhuma informação do destinatário)... para apresentação dos resultados da Campanha


para a MONITORAÇÂO da Defesa Civil, como citado anteriormente.

O estranho é que você, ao ter sido esclarecido pela Polícia Federal de que a campanha do iMailing ... É LEGÍTIMA...

ao invés de aplaudir a nossa iniciativa, ainda fez mais uma vez, uma insinuação de que estávamos fazendo isso para nos beneficiar e ..." (provavelmente para aumentar o número de

acessos e captar mais alguns endereços de e-mail). "

Pode parecer incrível para você que pessoas se solidarizem e procurem ajudar, como podem, outras pessoas necessitadas, sem nenhum interesse.

Mas é EXATAMENTE este o caso da Campanha "Faça Doação OFICIAL para Santa Catarina'.

A única coisa que você efetivamente fez, foi PRESTAR UM DESSERVIÇO à comunidade brasileira, ao acusar INJUSTAMENTE uma ação legítima e para a qual as autoridades envolvidas já estavam cientes.

Apesar disso, a Campanha foi um SUCESSO !

Como DEMONSTRA o Relatório de Monitoração, de posse da cúpula da Defesa Civil, que registrou milhares de visitas de DOADORES ao web site da Defesa Civil de Santa Catarina.

Saulo I. Regis
Password Informática Ltda
iMailing - Serviço de Mala Direta via E-Mail
www.imailing.com.br

Vítima do spam disse...

Esse tal de imailing fica entupindo meu correio eletrônico com spam todo dia. Esses caras deviam é ser presos por atrapalharem os outros.
Até na mensagem que eles enviaram nota-se o desrespeito. Um belo flood.
O que eles devem ter feito nesse caso foi aproveitar para roubar mais um monte de e-mails para depois entupir com o lixo diário deles.
E nem adianta tentar bloquear, porque eles vivem mudando o endereço de onde enviam seu lixo diário.
É triste não só não poder fazer nada contra esses caras, como ainda grandes empresas se aliarem a esse tipo de gente só para infernizar a vida do cidadão comum...