terça-feira, 25 de novembro de 2008

Parque da Marejada abriga centro de distribuição

Um Centro de Distribuição foi montado Parque de Eventos da Marejada, em Itajaí, pelo governo de Santa Catarina. Para lá serão levados alimentos e suprimentos básicos, que depois serão distribuídos pela Polícia Militar e Corpo de Bombeiros nos 27 abrigos oficias da cidade. O número de desabrigados no município é de 6.848. Há também duas mil pessoas desalojadas.

Na região do Vale do Itajaí, em Blumenau, o nível do Rio Itajaí-açu caiu para 8,28 metros na madrugada de hoje. Na região, a quota de oito metros ainda é considerada de risco, porém a tendência é que as águas continuem baixando, permitindo a circulação de veículos nas ruas, o que facilitará a distribuição de alimentos, medicamentos, entre outros.

O risco de deslizamentos de terra ainda é grande.Em Cascaneia, no município de Gaspar, onde 600 pessoas, entre elas crianças, estão ilhadas em um parque aquático as condições são de segurança. Alimentos e medicamentos já foram levados. Os acessos ao local continuam obstruídos por deslizamentos, mas, já se trabalha na retirada da terra.

A previsão do tempo para as próximas horas aponta para uma diminuição no volume de chuva, porém ainda há possibilidade de pancadas fortes. O risco maior é de deslizamentos, em todas as regiões afetas.

O Batalhão de Aviação da Polícia Militar catarinense trabalhará durante todo o de hoje com reforço de 12 helicópteros, totalizando 14 aeronaves. O apoio vem de São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais, da Força Aérea Brasileira, Exército Brasileiro e Eletrosul. A base de atuação será montada pelo comandante do batalhão, tenente-coronel Milton Kern, no Aeroporto de Navegantes. As aeronaves no auxilio, levando suprimentos às vítimas, e resgates.

Até o início desta manhã, o Departamento Estadual de Defesa Civil registrava 49.799 desalojados e desabrigados, sendo 20.256 desabrigados e 29.543 desalojados. São 65 mortes confirmadas e mais 1,5 milhão afetados. Oito municípios tão isolados. São eles São Bonifácio, Luiz Alves, São João Batista, Rio dos Cedros, Garuva, Pomerode, Itapoa e Benedito Novo.

4 comentários:

Anônimo disse...

Olá Diarinho..
estou tentando entrar em contato com os abrigos do bairro São Vicente, porém não tive sucesso.
como posso localizar minha família para trazê-los para Blumenau?
Grato e parabéns pela cobertura jornalistica

Atenciosamente,
Cesar Macedo

Fran disse...

César,
Hoje colocamos no blog a lista de abrigos de Itajaí e os telefones de contato das subprefeituras. O do São Vicente é Subprefeitura do bairro São Vicente/FERNANDO: 99875501

Anônimo disse...

Por favor, avisem todos que há necessidade de doação de ração para cães e gatos, que estão sofrendo juntamente com seus donos. Neste momento de tristeza devemos ajudar a todos os necessitados, inclusive os nossos amigos animais. Grata, Nadja
nadjavaleria@yahoo.com.br/99693718

Anônimo disse...

MEU NOME É CLAUDIA CAMBRE. E MORO EM SAO PAULO.
GOSTARIA QUE PUDESSEM ME PASSAR ALGUM TELEFONE- OU CELULAR PARA PODER FAZER UMA DOAÇÃO PARA OS ANIMAIS DE SC.
UM ENDEREÇO TAMBEM SERIA UTIL.
SEGUE MEU E-MAIL: claudiacambre@yahoo.com.br
Telefone-011 8251-7757.
Obrigada,
Claudia Cambre.